(16) 3303-4777

0800 771 5914

Av. Dr. Gastão Vidigal, 295

Araraquara-SP

Escolha uma Página



A dor de cabeça, ou cefaleia, pode ser um sintoma comum a diversas condições médicas e odontológicas. Segundo a Sociedade Internacional de Cefaleia, existem mais de 150 modalidades desse tipo de dor.

Para se ter uma noção da prevalência no Brasil, de acordo com os neurologistas Fernando Kowacs e Liselotte Barea, membros da Sociedade Brasileira de Cefaleia, os jovens adultos entre 30 e 39 anos são os que mais sofrem com a enxaqueca.

 

 Classificação

Elas podem ser divididas em dois grandes grupos:

– Cefaleias Primárias: aquelas em que a dor de cabeça é a própria doença. A migrânea (ou enxaqueca) é a mais conhecida;

– Cefaleias Secundárias: aquelas em que a dor de cabeça faz parte dos sintomas de outra doença. Existem várias origens para essa dor e as fontes odontológicas são responsáveis por algumas delas.

 Dor Orofacial e Cefaleia

A face, composta predominantemente pelo aparelho mastigatório, apresenta diversas estruturas que podem ser fontes de dor. Os problemas dentários, dos maxilares, dos músculos da mastigação e das articulações temporomandibulares (ATM) são as fontes mais frequentes.

Normalmente, as dores orofaciais são localizadas apenas no segmento facial. Porém, algumas características da dor como intensidade, frequência, recorrência e tempo de duração podem gerar o que chamamos de sensibilização do sistema nervoso central.

Esse processo de sensibilização pode apresentar como consequência um espalhamento da dor, tornando-a difusa, mal localizada e muitas vezes irradiada ao crânio e ao pescoço. Dessa forma o paciente acaba se queixando de dores na cabeça.

Embora muitas cefaleias e dores orofaciais sejam de fácil diferenciação, existem áreas limítrofes em que há dificuldade diagnóstica, ou ainda, casos mistos em que as dores na face coexistem com cefaleias primárias, o que dificulta a abordagem profissional devido aos sintomas inespecíficos relatados pelos pacientes e ao caráter atípico da dor.

Os profissionais com experiência no tratamento de dores crônicas estão habituados a atender justamente esse grupo de pacientes devido ao treinamento que receberam voltado para o processo de diagnóstico.

É de extrema importância que as pessoas que apresentem dores de cabeça frequentes sejam avaliadas por profissionais capacitados para fazer o diagnóstico do problema que as acomete.

Sobre

Obrigado por nos visitar.

Nossa tecnologia conta com o sistema CAD/CAM que permite a reabilitação imediata devolvendo aos pacientes a harmonia do sorriso, a estética facial e a capacidade mastigatória em menos de 24 horas com implantes feitos sem a necessidade de incisões ou suturas.

Últimos Posts

O que é Implantodontia?

O que é Implantodontia?

Abaixo, seguem diversas dúvidas sobre implantodontia. Todas esclarecidas por um dos maiores especialistas no assunto. O que é um implante dentário? Um implante dentário é um sistema de reposição de dentes perdidos onde o mais comum é  composto por uma liga de titânio,...

Fechando mais um Módulo da Turma 15 de cirurgia Ortognática!

Fechando mais um Módulo da Turma 15 de cirurgia Ortognática!

Fechando mais um Módulo da Turma 15 de cirurgia Ortognática em Ribeirão Preto nesta sexta-feira. Caso complexo com resultado sensacional. Super preparo ortodôntico do parceiro Dr. Ralph Soares Azevedo ( Jaú- SP) Parabéns pessoal pela cirurgia! JRG Odontologia (...

Siga-nos

 

2018 - JRG Odontologia - Desenvolvido por Wab.com.br