(16) 3303-4777

0800 771 5914

Av. Dr. Gastão Vidigal, 295

Araraquara-SP

Escolha uma Página

Uma boa higiene oral e alguns cuidados básicos podem garantir-lhe dentes e gengivas saudáveis por uma vida inteira.

Pessoas com mais idade ficam com os dentes mais sensíveis e vulneráveis a problemas dentários, como cáries e gengivites, que afetam pessoas de todas as idades, porém, a partir dos 50 anos esses problemas contribuem para afetar a saúde bucal aumentando o número de casos. É nesta fase que os cuidados com os dentes devem ser redobrados, é preciso garantir uma boa digestão dos alimentos a fim de contribuir de forma importante para a saúde geral.
Os cuidados com a saúde bucal em casa também precisam ser permanentes, uma boa dieta é fundamental e de extrema importância. É recomendável que a dieta seja à base de carnes, frutas, verduras, legumes, cereais e fibras. Também é bom evitar o consumo exagerado de doces e refrigerantes além de ingerir água durante todo o dia, a fim de evitar a desidratação da boca e combater a concentração de bactérias.

Recomendamos escovar os dentes três vezes ao dia com um dentifrício contendo Flúor, e limpar bem entre os dentes uma vez ao dia com fio dental ou escova interdental.

Conheça os problemas mais comuns nessa faixa etária:

Cáries
Pessoas de todas as idades podem ter cáries, as causas são as mesmas para todos independente da idade, porém a natureza do problema muda conforme a faixa etária. As cáries em torno de restaurações antigas se tornam mais comuns devido a muitos adultos terem crescido sem os benefícios do flúor, o que faz com que possivelmente eles possuam muitas restaurações.

A cárie na raiz do dente acontece quando a gengiva retrai, expondo a superfície mais macia do dente, a raiz, que é mais suscetível à cárie do que o esmalte dentário. É mais comum ter alguma retração gengival após os 60 anos.

Sensibilidade dentinária
A sensibilidade pode se agravar com a idade já que com o passar do tempo é comum haver retração gengival, o que expõe áreas do dente que não estão protegidas pelo esmalte dental. Estas áreas podem ser particularmente doloridas quando atingidas por alimentos e bebidas quentes ou frias. Nos casos mais severos, pode ocorrer sensibilidade com relação ao frio e a alimentos e líquidos doces ou ácidos. Se seus dentes estiverem muito sensíveis, é aconselhável usar um creme dental para dentes sensíveis.
Como as doenças gengivais são reversíveis em seus primeiros estágios, é importante diagnosticá-las o mais cedo possível, as consultas periódicas garantem o seu diagnóstico e o seu tratamento precoce e principalmente a prevenção destas doenças.

Mais idade significa menos dentes?
Não. Hoje os adultos com mais idade estão mantendo sua dentição natural por mais tempo devido aos avanços científicos e os incentivos aos cuidados com a promoção de saúde oral. Uma pesquisa realizada pelo “National Institute of Dental and Craniofacial Research, USA”, mostrou que pessoas entre 55 e 64 anos estão perdendo 60% menos dentes desde 1960.
Uma boa higiene oral e cuidados dentários permanentes são importantes durante toda a sua vida independente da sua idade, praticando uma boa higiene diária e visitando regularmente o seu dentista, faz com que se previnam problemas com os dentes e gengivas, economizando tempo e dinheiro. O resultado é a manutenção da saúde dos seus dentes por toda a sua vida.

Perda dentária
A odontologia atual presencia cada vez menos adultos perdendo os seus dentes na terceira idade. Deduz-se que a perda dos dentes era provocada, provavelmente, por uma odontologia rudimentar nos primeiros anos de vida, onde a odontologia era orientada numa vertente curativa (tratar dos problemas existentes) ao invés da odontologia da atualidade que atua numa vertente preventiva (evitar o aparecimento dos problemas). Isto, associado à falta de cultivação do hábito de visitar o dentista tornava a perda dos dentes algo freqüente.

Boca seca
As pessoas mais velhas se queixam de boca seca com freqüência, esta condição – chamada de xerostomia – acontece quando o fluxo de saliva se reduz muito. A causa pode ser o uso de diversos medicamentos (anti histaminicos, antidepressivos, e outros) ou ainda a realização de radioterapia na cabeça ou no pescoço.

A saliva é necessária para lubrificar a boca, ajudar a eliminar restos alimentares e neutralizar os ácidos produzidos pela placa dental. Se não cuidada, a xerostomia pode levar a uma sucessão de novas cáries.

Se você suspeita ter este problema converse com o seu dentista, ele pode receitar o uso de saliva artificial e produtos com flúor, que ajudam na prevenção das cáries.

Doenças causadas ou não pela idade
Enfermidades preexistentes (diabete, problemas cardíacos, câncer) podem afetar a saúde da sua boca. Converse com o seu dentista sobre quaisquer problemas de saúde existente para que ele possa ter uma visão completa da situação além de ajudá-lo de forma mais específica. É muito importante para pacientes portadores de doenças gerais a conservação da saúde bucal.

Ao sucesso!
Enfim, para se chegar à terceira idade com dentes bonitos e saudáveis são necessários alguns cuidados básicos e constantes durante a infância, juventude e maturidade: uma boa escovação após as refeições, o uso de fio dental além de visitas regulares ao dentista são essenciais para a saúde bucal.

Fonte: Site Multioral

Sobre

Obrigado por nos visitar.

Nossa tecnologia conta com o sistema CAD/CAM que permite a reabilitação imediata devolvendo aos pacientes a harmonia do sorriso, a estética facial e a capacidade mastigatória em menos de 24 horas com implantes feitos sem a necessidade de incisões ou suturas.

Últimos Posts

JRG Odontologia e Quality Odontologia

JRG Odontologia e Quality Odontologia

JRG Odontologia e Quality Odontologia em segunda etapa cirúrgica para ajudar essa criança a receber 2 próteses customizadas de ATM para voltar a ter qualidade de vida....

Facebook

2018 - JRG Odontologia - Desenvolvido por Wab.com.br