CROSP Araraquara: 11.004 - Dr. João R. Gonçalves CRORT 29.221 - CROSP São Carlos: 16.033 - Dr Luciano Rezende da Cunha CRORT 86422

Você sabia que uma alimentação correta protege os dentes contra as cáries?  Existem alimentos que não provocam cáries (não – cariogênicos), e os alimentos que provocam cáries (cariogênicos).

Dentre os alimentos que provocam cáries, o açúcar é o maior vilão. Presente em diversos produtos como: bolachas, refrigerantes, balas e chicletes, seu consumo faz com que as bactérias da nossa boca produzam ácidos. As substâncias ácidas atacam os dentes e os tornam mais fracos. Quanto mais freqüente for o consumo de alimentos com açúcar, mais forte será o “ataque” dos ácidos nos dentes.

Alimentos ácidos, mesmo os que não possuem açúcar em sua composição, enfraquecem os dentes e devem ser consumidos com moderação. Nesse grupo deve ser dada uma atenção especial aos refrigerantes, pois além de possuírem grandes quantidades de açúcar, são bebidas  ácidas!

Por outro lado, existem alguns alimentos que são capazes de favorecer a limpeza bucal, como é o caso da maçã, da pêra e da cenoura. O motivo dos benefícios está no fato deles possuem consistências duras, causando atrito com os dentes e contribuindo para a remoção dos resíduos de placas.

Também se pode listar o leite, queijo, iogurte, peixes e frutas em geral, pois contêm cálcio, fosfato e fibras, que aumentam a produção de saliva e do ph na boca, ajudando a diminuir a exposição dos dentes aos ácidos e auxiliando a remineralização.

O ato mais importante para manter os dentes saudáveis é unir uma alimentação correta com a escovação diária. Ninguém deve deixar de escovar os dentes e usar o fio dental após as refeições, a higienização é indispensável para a saúde bocal!

 

Fonte: Blog Vitao Alimentos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

HTML tags are not allowed.